No mundo dos negócios, muito se fala sobre juros compostos como uma fórmula milagrosa de crescimento. Porém, o segredo que muitas vezes é esquecido é que sua verdadeira magia só acontece ao longo do tempo. E o mesmo vale para grandes empreendimentos.
Empresas icônicas, como aquelas que fazem parte do portfólio de Warren Buffett, são exemplos vivos de que paciência é a chave para criar valor. Buffett, conhecido como um dos maiores investidores da história, construiu sua fortuna não pela pressa, mas pela visão de longo prazo. Ele investe em empresas com fundamentos sólidos, permitindo que cresçam e prosperem ao longo de décadas, em vez de buscar retornos imediatos.
Além de exemplos bem conhecidos, como a Coca-Cola, a história da GEICO é um dos maiores triunfos de Buffett sobre o poder do tempo e do capital paciente. Em 1951, Buffett fez seu primeiro investimento na seguradora, atraído pelo modelo de negócios direto ao consumidor. Anos depois, em 1996, ele adquiriu o controle total da empresa por meio da Berkshire Hathaway. Hoje, a GEICO é uma das maiores geradoras de valor dentro do portfólio do “Oraculo de Omaha” como também é conhecido, retornando bilhões em lucros. O segredo desse sucesso? Décadas de investimento contínuo e uma confiança inabalável no modelo de negócios da empresa.
Outro exemplo maravilhoso dessa mentalidade está dentro do nosso portfólio: a WAP. Comprada em 2006 por R$ 10 milhões, a empresa enfrentou diversas adversidades, como a crise hídrica de 2015, que levou a uma queda de 70% no faturamento e a um pedido de recuperação judicial. Por resiliência e uma visão de longo prazo de seus empreendedores, a empresa diversificou seu portfólio, apostou na venda digital via marketplaces e utilizou dados para antecipar as demandas dos consumidores. Hoje, com um crescimento médio anual de 40% e um faturamento estimado superior a R$ 1,5 bilhão em 2024, a WAP é a prova de que o tempo e o capital paciente são os maiores aliados na construção de grandes negócios.
Um contraponto a essa filosofia foi o que vivenciamos nos últimos anos no mercado, especialmente no setor de venture capital. A abundância de capital, combinada a uma mentalidade voltada para a multiplicação rápida de valuations, levou a um cenário de desperdício em diversas frentes e, consequentemente, à destruição de valor. Muito se dizia que “dinheiro compra tempo”, com a ideia de que, ao trazer mais pessoas, seria possível acelerar resultados. No entanto, construir um time de alta performance, estabelecer uma cultura forte ou desenvolver um produto/serviço de impacto não é algo que se compra — é algo que exige tempo. E somente ele é capaz de criar os alicerces necessários para o sucesso sustentável.
Na OrderVC, acreditamos nessa filosofia. Sabemos que a pressa e a ansiedade pelo retorno rápido destroem valor e, em muitos casos, empresas inteiras. É por isso que defendemos o capital paciente, que dá espaço para empreendedores moldarem suas visões, ajustarem estratégias e navegarem pelos altos e baixos inevitáveis do mercado. Talvez a máxima “com paciência se chega mais rápido” valha para tudo na vida, inclusive para os investimentos e negócios.